Institucional – Colégio Santa Gema

Institucional


Conheça nossa história!


23 de dezembro de 1940

Inauguração do Orfanato e Externato Santa Gema.

Tudo começou quando o Sr. Arcebispo Metropolitano da época, D. José Gaspar de Afonseca e Silva, percebeu que faltava uma escola católica na região do Tremembé e pediu para as Irmãs Passionistas se encarregarem da tarefa de criá-la. A Superiora Provincial levou à frente este projeto e, em 23 de dezembro de 1940, inaugurou o ORFANATO e EXTERNATO SANTA GEMA.

Aquele era o ano da Canonização de SANTA GEMA GALGANI, e a ela foi confiada a proteção da casa destinada aos menores enviados pela Liga das Senhoras Católicas, órgão de assistência social.


Educandário Santa Gema

Com o passar dos anos, o bairro foi ganhando novos moradores, e em 1946 os meninos internos foram transferidos para o Educandário D.Duarte. E assim foi criado o EDUCANDÁRIO SANTA GEMA.

1946


1965

GINÁSIO SANTA GEMA

A quantidade de alunos aumentava a cada dia, porém, ainda não havia classes de 5.ª a 8.ª série, que eram chamadas de GINÁSIO. Aqueles que concluíam os estudos no Educandário Santa Gema não queriam ir embora. Então, em 1965, criou-se a primeira turma de ginásio, com apenas 21 alunos. E, assim, teve início o GINÁSIO SANTA GEMA.


Educandário Santa Gema

Com o aumento gradativo do número de alunos, surgiu a demanda pela continuidade dos estudos para o Segundo Grau, hoje chamado de Ensino Médio

Em 22 de dezembro de 2003, nossa instituição passou, enfim, a se chamar COLÉGIO PASSIONISTA SANTA GEMA.

22 de dezembro de 2003


2018

O novo Colégio Santa Gema!

Como uma instituição de ensino presente na história do bairro do Tremembé, prestes a completar 80 anos de serviço à comunidade local, nosso colégio se renova a cada ano, de olho sempre no tempo futuro, sem esquecer-se de sua origem, das raízes de seu passado, de sua fundação.

Por este motivo, passado e futuro se fundem no presente, criando, assim, a nossa nova marca: COLÉGIO SANTA GEMA.

Acreditando que nós fazemos toda a diferença, nossa equipe pedagógica e nosso corpo docente pratica uma proposta de ensino de quem confia na educação como ferramenta de transformação, uma proposta pedagógica que tem como objetivo formar um aluno-cidadão, consciente, crítico e feliz.

Bem-vindos ao novo Colégio Santa Gema!


Proposta


Educando para a vida e para a felicidade


O Colégio Santa Gema é uma escola católica, cuja entidade mantenedora é a Congregação das Irmãs Passionistas. Nosso processo educativo é fundamentado no Projeto Educativo Passionista, cuja prática busca uma formação cristã integral, multidimensional e equilibrada, simbolizada no lema: “Fé e sabedoria para educar.”

A Filosofia Passionista é executada a cada momento, dentro e fora da sala de aula, por meio do empenho de pais, alunos, professores, funcionários, que, mediante trabalho integrado, constroem uma instituição de ensino cada vez melhor.

Próximo a completar 80 anos, o colégio prima pela formação humanística, contemplando a alteridade e a vocação para trabalhar por um mundo melhor e mais justo.


Nossos professores e demais educadores passionistas estão capacitados, também, a garantir os valores de nossa Filosofia, trabalhando, ao mesmo tempo, as demandas para o acesso à universidade e ao mercado de trabalho.

Com uma abordagem passiocêntrica progressista, caracterizada pela busca da transformação social, o Colégio Santa Gema desenvolve uma proposta pedagógica baseada na formação do indivíduo como um ser ativo, que constrói sua própria história, com princípios filosóficos fundamentados no Amor que Cristo nos trouxe pelo Evangelho, e na espiritualidade vivida e pregada por São Paulo da Cruz.

O processo de ensino diferenciado busca resgatar valores fundamentais, tais como: respeito, solidariedade, justiça, honestidade e responsabilidade, por meio da educação personalizada. O incentivo aos trabalhos coletivos, as parcerias e a participação crítica e reflexiva visam compartilhar de ideias, informações, responsabilidades e decisões entre indivíduos, transformando os ensinamentos, trazidos pela Escola, em um estilo de vida que permeie todas as relações interpessoais e as atividades educativas da fundadora de nossa Congregação, Marquesa Maria Madalena Frescobaldi.

 

Não deixe de fazer uma visita ao Colégio Santa Gema


Agende sua visita e conheça mais sobre o Colégio e nossa proposta pedagógica


Entre em Contato

#SomosMaisSantaGema: Notícias