A alegria trazida a você pelas palavras da Diretora Ir. Claudia – Colégio Santa Gema

A alegria trazida a você pelas palavras da Diretora Ir. Claudia

Circular Final 2020
28 de novembro de 2019
Cuidados Básicos: Coronavírus ou COVID-19
6 de março de 2020

Alegria

Se formos pesquisar no dicionário, a palavra Alegria significa: Substantivo feminino, 1. estado de viva satisfação, de vivo contentamento; regozijo, júbilo, prazer, 2. acontecimento feliz.
Quando perguntamos para um filósofo como Aristóteles sobre alegria, ele nos responderá: “A alegria é uma energia que impulsiona e desperta vida nas pessoas.”
Assim, podemos interpretar que a alegria é um sentimento que nos faz aproveitar todas as oportunidades da vida, de maneira a vivê-la com intensidade, dando sentido ao nosso peregrinar nesta terra!
Você já se perguntou o que te proporciona alegria? Ou como despertar a alegria em alguém?
As respostas à estas perguntas vão ao encontro de uma escolha de vida que nos leve a fazer a diferença neste mundo muitas vezes feridos pela tristeza da violência, do desprezo da indiferença.
Um estudioso italino, Amedeo Cencini, escreve que:

“A alegria é uma coisa…. séria, muito mais de quanto pensamos, é indicador infalível e muito eficaz mediador comunicativo. Não podemos continuar colocando-a entre as opções da vida e do testemunho do crente (se há, bem, se não há, não faz diferença….) ou a considerá-la talento natural ou questão de caráter (não é próprio de todos ter caráter alegre), e menos ainda simples acessório estético que facilita a aproximação e torna simpático o anunciador: a alegria é questão de conteúdo, de maturidade e de solidez interior, de experiência e de sabedoria de vida.” (A alegria, sal da Vida cristã)

Podemos dizer que a alegria plenifica a vida. A criatividade está muito ligada à alegria. Quem não se deixa bloquear pelas dificuldades da vida tem mais chance de estar alegre e por mais tempo.
Vamos cultivar a alegria onde nós estivermos: em nossa casa, em nosso trabalho, na roda de amigos…
Que este valor da vida no mês de dezembro nos leve a festejar os momentos nos quais estamos juntos, para que o “fazer o bem sem olhar a quem” produza em nós muita alegria!!


Ir. Claudia Naves dos Reis

1 Comentário

  1. Aqui é a Aparecida Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *